SERVIÇOS DE ADEQUAÇÃO A NR-10



ELABORAÇÃO DO PRONTUÁRIO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E GESTÃO DA SEGURANÇA ELÉTRICA

PIE e Gestão da Segurança Elétrica

A partir da publicação da NOVA redação da Norma Regulamentadora Nº10, alterada pela Portaria Ministerial Nº 598 de 07/12/2004, TODAS as empresas com mais de 75 kw de carga instalada passaram a ter a obrigação de manter um PRONTUÁRIO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS atualizado, contendo um mínimo de tópicos.

O conteúdo mínimo está definido nos subitens 10.2.3 e 10.2.4 da norma, mas esta não apresenta um modelo de redação e estruturação do Prontuário Elétrico, fato esse que se constitui na grande questão enfrentada por Técnicos e Engenheiros de Segurança do Trabalho: de que modo estruturar o prontuário?

Serviço de Elaboração do Prontuário Elétrico:

A Canova Engenharia realiza o diagnóstico e o levantamento dos dados necessários e fornece ao cliente um modelo inicial do Prontuário Elétrico, contendo o cronograma de adequações e demais tópicos. Este serviço terá custo fixo, definido em orçamento prévio.

Apesar de ser legalmente aceitável que o Prontuário Elétrico seja organizado na forma de uma pasta ou gaveta de um armário, reunindo-se apenas a documentação necessária, a Canova Engenharia propõe um modelo alternativo de Prontuário Elétrico que não é um simples amontoado de papéis,mas é um modelo que, ao ser aplicado a uma empresa, deverá resultar em um eficiente Sistema de Gestão da Segurança na Área Elétrica que defina metas e política de segurança, organize informações, aponte riscos e medidas de controle, mapeie atividades e procedimentos, estabeleça responsabilidades, forneça informações sobre as instalações elétricas, especifique equipamentos de proteção, defina prioridades nas adequações, enfim, forneça aos interessados todas as informações e padrões de conduta necessárias a preservação da integridade física dos trabalhadores em instalações elétricas.

O Prontuário Elétrico deverá ser dinâmico, retratar a realidade da empresa e servir de elemento de aprendizado contínuo para a melhoria da segurança do trabalho na área elétrica.